Muito se fala sobre inteligência emocional e as skills no ambiente de trabalho. Mas afinal, o que são esses termos e por que eles são tão importantes?
Todo mundo sonha com um ambiente de trabalho perfeito, onde todos possuem uma boa convivência, porém nem sempre é assim. Conviver com diferentes pessoas nem sempre é fácil, mas temos que saber lidar e respeitar as diferentes culturas e personalidades que estão ao nosso redor. Uma das formas de trabalhar nossa percepção social é desenvolvendo nossas soft skills, mais especificamente, a inteligência emocional.
A inteligência emocional é a nossa habilidade de detectar e controlar nossas próprias emoções além de ter uma melhor percepção sobre emoções de quem está a nossa volta. Para entender melhor este conceito, podemos dividi-lo em duas inteligências, a intrapessoal e a interpessoal.
A inteligência intrapessoal caracteriza-se pelo autoconhecimento de um indivíduo, sua capacidade de reconhecer seus comportamentos, intenções, capacidades e emoções. Pessoas que exercitam sua inteligência emocional possuem mais facilidade em lidar com situações de estresse e assim desenvolvem uma melhor relação com as pessoas a sua volta.
Já a inteligência interpessoal é a sua relação social com quem está ao seu redor. Compreender as emoções de seus colegas e respeitar suas diferenças são pontos importantes da inteligência interpessoal.
Essas duas habilidades sociais não nascem com todos, devemos praticá-las a todo o momento. No ambiente de trabalho, a inteligência emocional é considerada uma soft skill.
Você já ouviu falar nas hards e softs skills?
As hard skills são nossas competências, ou, habilidades técnicas. São todas as práticas e conhecimentos que aprendemos em treinamentos e cursos. Podem ser adquiridas de diversas maneiras.
Já as soft skills são os nossos comportamentos e habilidades de se relacionar. Elas estão sendo cada vez mais valorizadas no mercado. Dentro de uma empresa elas são importantes para uma boa harmonia entre os colaboradores.
Mas porque esses termos são importantes no mercado de trabalho?
O profissional calmo, que tem controle sobre suas emoções, evita situações de estresse e ações impulsivas. Quanto melhor você lida com situações de pressão mais chances você tem de crescer dentro de uma empresa. Além disso, ao desenvolver a inteligência emocional você constrói uma melhor relação com seus colegas de trabalho, e assim cria um ambiente mais saudável.
A inteligência emocional representa 58% de sucesso em todos os tipos de trabalho, sendo o fator que mais influência seu desenvolvimento profissional, segundo pesquisa feita pela TalentSmart.
Desenvolver a inteligência emocional é fazer uma auto-analise. É necessário reconhecer e lidar com suas próprias emoções, trabalhar a empatia e se manter motivado. Muitas vezes é difícil reconhecermos nós mesmos por isso existem cursos que podem nos ajudar a exercer melhor essa inteligência. Um curso básico que recomendamos está no site Prime Cursos.
Na Coollabore prezamos primeiramente pelo bem-estar de nossos clientes e funcionários, por isso consideramos a inteligência emocional algo importante entre nossos coollaboradores. Uma boa relação entre as pessoas em uma empresa aumenta a motivação da equipe e consequentemente à produtividade da empresa.
Julia Neves uma das nossas estagiárias, nos deu um feedback de como está sendo trabalhar com a equipe “Acaba de completar duas semanas que eu faço parte da equipe da. Minha primeira impressão sobre a empresa foi de ser um local muito acolhedor e onde as pessoas criavam além de clientes, amigos. Minha impressão segue a mesma, todos foram muito acolhedores comigo de maneira a me fazer sentir confortável e tranquila para aprender as minhas tarefas.”
Contudo, devemos ter em mente que nossas habilidades técnicas não são tudo no nosso currículo. É importante aprendermos a lidar com as nossas emoções e comportamentos para um melhor desempenho dentro de uma empresa.
Você exercita sua inteligência emocional?
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