• By Luísa Xavier

Curiosidades sobre o Coworking

Atualizado: 25 de mai.

Você sabe o que é o Coolworking? Cool working é o Coworking da Coollabore. O termo coworking, se refere a um ambiente de trabalho compartilhado, e apesar de atual essa forma de trabalho já é utilizada a muito tempo. Vamos te contar algumas curiosidades sobre a história do coworking até o momento atual.

  • O primeiro espaço de trabalho compartilhado foi criado em 1903 pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, mas de um jeito bem diferente do que conhecemos hoje.

  • Foi na década de 80 que começou a se pensar em um espaço um pouco mais parecido com o que temos hoje, mas o foco principal não era o conforto para os funcionários e sim reduzir e compartilhar custos

  • No ano de 2005 foi inaugurado o primeiro espaço Coworking, o San Francisco Coworking Space. Antes disso, já tinham sido criados espaços com a mesma ideia, porém nenhum deles tinha utilizado a expressão coworking.

  • No Brasil, o primeiro espaço coworking oficialmente brasileiro foi inaugurado em São Paulo no dia 1º de outubro de 2008 e levava o nome de Ponto de Contato. Antes disso, os poucos espaços de coworking no país eram redes internacionais.

  • O Coworking Day é a data que representa o dia em que Brad Neuberg falou sobre o movimento pela primeira vez em uma de suas pesquisas, publicada em outubro de 2000. Essa data é comemorada no dia 9 de agosto.

  • Em 2018 ocorreu o primeiro Censo Coworker no Brasil onde foi feita uma pesquisa sobre como o coworking influencia nossas vidas.

“O estudo aponta que 77% dos entrevistados afirmam que se sentem mais produtivos desde que migraram para o coolworking; 62% declaram que tiveram melhoras na saúde e disposição geral durante o dia.” Segundo site CoworkingBrasil

  • A Coollabore foi fundada no dia 1º de abril de 2016 e em julho de 2016 a Coollabore foi listada como segundo melhor espaço de coworking no mundo pela revista Forbes.

  • A Coollabore foi listada como um dos melhores espaços coworking no mundo nas revistas The Untold, Fast Company, SoloClubes, no Blog Iroda, além de ser mencionado em diversos outros sites, jornais e revistas ao redor do mundo. Confira algumas das matérias no link https://www.coollabore.com.br/imprensa


O modelo de Coworking apesar de ter entre 20 e 30 anos ainda é atual e as grandes empresas agora estão se abrindo para esse modelo de negócio. E entendendo que além da redução significativa de custos esse modelo de permite aumento de produtividade e eficiência da empresa e crescimento do networking com outras empresas que habitam nesses espaços.

Veja abaixo um comparativo de preços entre um escritório próprio e em espaço compartilhado.



E você já trabalhou em um Coworking? Conhece alguma curiosidade? Compartilha com a gente! E se ficou curioso para conhecer nosso Coolworking entra em contato e solicite um DayTeste e venha experimentar trabalhar em um dos melhores coworking do mundo!


Entre em contato conosco: contato@coollabore.com.br


#coolworking #coollabore #coworking #curiosidades #espaçocompartilhado

0 visualização0 comentário