top of page

O que é Brainstorming e para que serve?

Atualizado: 25 de mai. de 2022


Você já precisou de ajuda de colegas para resolver alguma situação na empresa? Você já precisou criar uma nova estratégia, mas teve dificuldade em pensar em tudo sozinho? Você já sentiu que estava sem ideias para resolver um determinado problema? Então veja como o Brainstorming pode te ajudar.

O brainstorming é uma técnica utilizada para estimular a criatividade a partir da discussão em grupo. Vamos conhecer mais sobre essa técnica!


Como ela funciona? Brainstorming, ou tempestade de idéias, é uma reunião onde todos dão idéias e sugestões para resolver problemas, melhorar serviços e produtos e até desenvolver novas estratégias. Sempre que houver algo a ser resolvido, essa técnica poderá ser utilizada. A tempestade de idéias se baseia na criatividade livre e sem julgamentos. Quanto mais pessoas pensando e compartilhando pensamentos, mais fácil de resolver um problema.

Empresas de todos os tamanhos e segmentos usam esse método que estimula a criatividade e produtividade de cada membro dentro de uma equipe, além de incentivar a interação entre os membros. O brainstorming também faz com que os funcionários contribuam na tomada de decisões da empresa e assim sejam mais valorizados e motivados á trabalhar.


Para o Brainstorming funcionar, tem alguns tópicos que devem estar claros:

  • Não pode ter críticas: todas as idéias devem ser levadas em consideração, essa ferramenta é um espaço livre para o compartilhamento de ideias.

  • Quantidade não qualidade: devemos focar no número de idéias não na qualidade. Quanto mais ideias, maior as chances de resolver a situação.

  • Estimule a participação de todos: A participação de todos na equipe é importante. Quando todos se sentem abertos para compartilhar suas idéias, os indivíduos da equipe acabam sentindo mais confiança na empresa.

  • Estimule a combinação de idéias: Como diz o ditado: duas cabeças pensam melhor do que uma. A junção de idéias diferentes pode acabar gerando uma solução.


Existem diversas formas de fazer um brainstorming. Aqui vão alguns exemplos de como trabalhar com essa ferramenta:

Brainwriting: Cada um escreve suas idéias e dúvidas em um papel e depois compartilhe com o grupo. erca de 80% das vezes, este exercício produz pelo menos uma pergunta que reformula o problema de maneira útil e fornece um novo ângulo para resolvê-lo, segundo a Harvard.

Mapas mentais: O mapa mental é um diagrama que trabalha uma idéia central e a partir dessa idéia são trabalhados tópicos relacionados a ela. A criação de um mapa mental é uma ótima forma de trabalhar um brainstorming, pois você tem uma visão mais ampla dos tópicos a serem tratados.

Criação de mural: É a colocação de imagens e palavras chaves, relacionadas a um tema especifico, em um quadro e expostas para todos os membros.

Jogos de improvisação: Fazer cenas improvisadas pode ser uma maneira diferente de aumentar a criatividade e energia da equipe, além de deixar o clima muito mais leve e divertido.


Outra forma de realizar um brainstorming é conversando com pessoas de diferentes áreas. As pessoas costumam pensar diferente em diferentes áreas de trabalho e assim acabam pensando em diferentes soluções de resolver certos problemas. O Coolworking é um ótimo lugar para fazer um brainstorming já que é um lugar onde pessoas de áreas completamente distintas trabalham em um mesmo ambiente.

A equipe da Coollabore faz um brainstorming semanal, onde são tratados assuntos da empresa de forma em que todos expõem suas opiniões e idéias livremente.


Curtiu essa matéria? Acompanhe mais conteúdos como esse aqui e também no Telegram. Se quiser saber mais sobre o brainstorming e suas técnicas leia o livro




75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page